Olá, galerinha! Tudo bom com vocês? Esperamos que sim! Hoje, continuaremos com uma segunda parte do "Esquadrinhando", desta vez, falando sobre o segundo livro/filme da saga: Harry Potter and the Chamber of Secrets(Harry Potter e a Câmara Secreta, no Brasil, e Harry Potter e a Câmara dos Segredos, em Portugal). Lançado em 1998, o segundo volume da saga foi às telonas em 2002, com quase um ano de diferença do primeiro filme.
O "Esquadrinhando" consiste na apresentação de dados não expressos na obra cinematográfica, mas que tem no livro e vice-versa. Se você ainda não leu ou assistiu ao filme do segundo volume da saga, por favor, pare imediatamente de ler! Pois tal conteúdo possui spoilers! E só digo uma coisa aos demais: Espero que gostem!
- Ao retornar para a casa dos Dursley para passar as férias de verão, Harry tem seus materiais e itens trancafiados no armário sob a escada, local onde antes dormia, antes de seu tio Vernon(Válter) conceder o segundo quarto de Dudley(Duda).
- No livro, Harry recebe uma carta do Ministério da Magia informando que o mesmo usara o Feitiço da Levitação e, por ser menor de idade, se tal ato continuasse, o garoto poderia ser expulso da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Potter nunca realizou o Feitiço da Levitação em casa, na verdade, fora Dobby, o elfo doméstico, que apareceu no quarto do menino alertando-o para não voltar à Hogwarts, pois um mal se aproximava.
- Após ter a janela gradeada e o Sr. Dursley ter colocado portinholas onde passavam comida, Harry contava os dias para livrar-se daquela miséria e então poder retornar à seu verdadeiro lar: Hogwarts. Então, no meio da noite, Ron Weasley e seus irmãos gêmeos, Fred e George, resgatam o menino que sobreviveu em um Ford Anglia flutuante e levam-no para "The Burrow"("AToca"), residência dos Weasley. A casa dos Weasley é bastante diferenciada, possui diversos andares e é incrivelmente torta que parecia ser sustentada por magia, o que não é muito difícil. No sótão, há um vampiro que está sempre batendo nos canos e gemendo.
- Sra. Weasley manda Fred, George e Ron, como castigo de saírem à noite em um carro flutuante, desgonomizar o jardim, Harry vai ajudá-los. Consiste em rodopiar o gnomo e arremessá-lo pra o outro lado d sebe.
- Tanto no filme quanto no livro, os Weasley e o Harry vão ao Diagon Alley(Beco Diagonal) comprar o material pra o novo ano em Hogwarts, mas antes, eles vão à Gringotts pegar seu dinheiro bruxo. Na obra literária, creio que a cena a seguir seja uma das mais tristes deste volume. Quando os Weasley vão tirar suas economias, Molly retira tudo o que tem: Uma pequena pilha de sickles(sicles) e um galleon(galeão), para a infelicidade de Harry, pois quando chega ao seu cofre, ele tenta esconder as montanhas de moedas.
- No filme, Lucius Malfoy e Arthur Weasley discutem na Flourish and Blotts(Floreios e Borrões), mas no livro, eles brigam pra valer, derrubando prateleiras irregulares de livros, sendo separados apenas por Hagrid.
- No livro, há a festa do 500° aniversário de morte de Nick-Quase-Sem-Cabeça.
- Há alguns personagens que não são muito vistos nas telonas, como: Hanna Abbott (Ana Abbott); Penelope Clearwater, uma das vítimas do basilisco, sendo petrificada instantes antes que Hermione; Ernie McMillan (Ernesto McMillan), um Hufflepuff chato que sempre culpa Harry de ser o Herdeiro de Slytherin.
- No livro e no filme, Draco chama Hermione de Mudblood(Sangue-ruim ou sangue-de-lama) e Ron tenta enfeitiçá-lo por tal ato, mas o feitiço vai pela culatra, por causa de sua varinha quebrada. O trio vai ao Hagrid, esperando que o mesmo saiba da cura da azaração de Ron. Harry não sabe o que significa Mudblood, então Hermione explica, no filme. Mas no livro, quem explica é Ron.